NOKIA vai enviar Internet 4G a Lua

NOKIA vai enviar Internet 4G a Lua

A EMPRESA de telecomunicação Nokia anunciou o lançamento de uma rede móvel 4G para a Lua até ao final deste ano, após ter sido selecionada pela agência espacial norte-americana (NASA), em 2019.A rede será armazenada no NovaC, concebido pela Intuitive Machines, e será lançada através de um foguetão da SpaceX. O sistema de comunicação 4G irá aterrar na cratera de Shackleton da Lua.

A empresa garantiu que a tecnologia pode resistir às duras condições do Espaço. O plano é utilizar a rede dentro da missão Artemis 1 da NASA que irá enviar os primeiros astronautas à superfície da Lua desde a missão Apollo 17, de 1972.

”Se o hardware estiver pronto e validado como parece estar, há uma boa possibilidade de se ter o lançamento em 2023, desde que o seu parceiro escolhido não tenha quaisquer contratempos ou atrasos”, disse Ranchel Saga, analista. A Nokia indicou que a sua rede lunar irá fornecer capacidades de comunicação críticas para muitas aplicações de transmissão de dados diferentes, incluindo funções vitais de comando, controlo remoto de andarilhos lunares, navegação em tempo real e transmissão de vídeo de alta definição.

“Tornou-se evidente para nós que para qualquer presença humana sustentada na Lua e em Marte, no futuro, a conectividade e as comunicações são fundamentais. Os astronautas necessitarão das mesmas capacidades avançadas que temos na Terra no espaço para apoiar as suas actividades e executar as suas aplicações, quer isso permita capacidades de comunicação de voz e vídeo, telemetria e troca de dados biométricos ou controlo da robótica”, referiu a empresa. (ZAPaeiou).

Fonte: Jornal Noticias