Jovens induzidos a conhecer direitos sobre uso do TIC

Jovens induzidos a conhecer direitos sobre uso do TIC
Jornal Noticias

ESTUDANTES de cinco instituições de ensino secundário, superior e técnico profissional da cidade de Tete foram capacitados em matéria de regulamento de proteção do consumidor, com maior ênfase para os serviços de Internet.

 Tratase de um seminário promovido, esta quintafeira, pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) com o intuito de munir os jovens de conhecimentos sobre seus direitos como usuários dos serviços de telecomunicações e postais, bem como fazer o uso do portal do consumidor e linha do cliente recémcriados para denunciar irregularidades no órgão regulador.

O diretor provincial de Transportes e Comunicações, Colen Pita, avançou que esta iniciativa vai ao encontro da preocupação legítima dos consumidores sobre seus direitos à proteção contra os abusos do mercado.

“Congratulamos a INCM pela criação, tanto do portal do consumidor, como da linha do cliente dos serviços de comunicações, e por terem entendido a importância destas ferramentas. Para a melhoria da vida do cliente. Estamos cientes que os serviços hoje divulgados irão marcar uma nova etapa na vida de todos seguimentos sociais”, disse.

Realçou que a INCM não vai usurpar as competências dos operadores, mas como regulador, irá funcionar como facilitador da relação provedor e consumidor, contribuindo desta forma para a melhoria e satisfação do cliente.

 Encorajou o órgão regulador a prosseguir com a implementação de políticas adequadas e abrangentes, através da expansão do acesso à Internet, dos ganhos de migração digital à apropriação de inovações da juventude no uso das tecnologias de informação e comunicação.

 Desafiou a instituição a continuar a trabalhar no aperfeiçoamento desta ferramenta, para melhor corresponder às expectativas dos utilizadores do portal e da linha do cliente.

Fonte: Jornal Noticias