A cidade de Nampula, norte do país, está a registar casos de cólera, um surto que já preocupa as autoridades de saúde, que anunciaram dois óbitos nas duas últimas semanas.
O chefe do Departamento de Saúde Pública em Nampula, Geraldinho Avalinho, disse à imprensa que já foram reportados casos de cólera nos bairros de Carrupeia, Napipine, Muatala e Namicopo, este último o mais populoso bairro da cidade. Avalinho disse que as autoridades estão a fazer de tudo ao seu alcance para estancar os focos da doença, mas reclama o facto da maioria das vítimas chegar às unidades sanitárias com um quadro severo de desidratação.
Durante o mês de Agosto, a província de Nampula também registou casos de cólera nos distritos de Nacala e Ribáuè, somando o maior número do total dos pacientes notificados no país que é de 143. Os casos de cólera reportados na cidade de Nampula eclodem numa altura em que os munícipes se queixam da falta de saneamento do meio, relacionada com deficiência na recolha de lixo pelo Conselho Municipal.
O Jornal Ikweli denunciou recentemente a existência de focos de lixo em algumas artérias da cidade, admitindo que mesmo alguns rios estão inundados de lixo, embora o porta-voz do Conselho Municipal tenha assegurado que esforços estão em curso para remover os resíduos sólidos em todos os locais.
Fonte: CartaMZ
Leave a Reply