Universidades harmonizam métodos de trabalho

Universidades harmonizam métodos de trabalho
Jornal Noticias

AS universidades Licungo, Rovuma, Púnguè, Pedagógica e Save estão reunidas no Campus da UniLicungo, na cidade da Beira, para análise e harmonização das práticas em comum nas instituições.

Dos vários pontos discutidos, destacam-se aspetos ligados à gestão das universidades, operacionalização dos exames de admissão, formação nas áreas de graduação e pós-graduação, formação de professores e acreditação dos cursos lecionados pelas universidades para que estejam alinhadas aos modelos internacionais.

O porta-voz da reunião e assessor da Universidade Licungo, Luck Injange, falando à nossa reportagem, disse que esta reunião que vai ajudar a acertar as linhas diretivas para o bom funcionamento das cinco universidades, tendo em conta que a sua génese é a mesma e se baseava na formação de professores.

“É importante delinear estratégias para o desenvolvimento e aprimoramento de métodos de trabalho, mesmo partir do ministério de tutela até à base, para melhor encontrarmos soluções viáveis, acertadas e harmonizadas para os Universidades harmonizam métodos de trabalho Luck Injange SE promete apoiar centro de desintoxicação Reunião das antigas delegações da UP múltiplos desafios que o sector enfrenta”, disse Injange.

 Lembrou que na altura o sistema de gestão da universidade e dos estudantes nas delegações era único, mas com a reestruturação e divisão abre-se espaço para cada uma das unidades criar o seu próprio processo.

A fonte disse ainda que depois deste encontro, o segundo do género, os aspetos arrolados serão executados e daqui a algum tempo será feito um balanço para perceber até que ponto houve produtividade ou se os objetivos terão sido alcançados.

No que diz respeito à realização dos exames de admissão de forma autónoma pelas novas universidades, Engaje diz ser um assunto muito complexo e que requer uma logística muito grande, até porque a Associação dos Reitores de Moçambique, num passado recente, reuniu-se também na cidade da Beira, tendo na agenda uma possível uniformização do sistema do ensino superior no país.

 Fonte: Jornal Noticias