Pandemia trouxe nova abordagem

POR seu turno, o reitor da UniPiaget, Rui Cumbane, reconheceu que a Covid-19 modificou completamente o “modus vivendi” daquela instituição tendo, evidentemente, numa primeira fase da pandemia afectado a sua dinâmica institucional.

Com efeito, indicou que esta nova maneira de ser nunca mais foi abandonada apesar da retoma gradual à normalidade.

Em termos pedagógicos, Cumbane afirmou que se enveredou pelo ensino híbrido com os estudantes a comparecerem na universidade apenas para as aulas práticas.

“As aulas teóricas foram ministradas à distância com as dificuldades próprias de uma universidade pensada para a assumir o modelo presencial. Questões como a inexistência de internet barata, robusta que respondesse às solicitações exponenciais dos utilizadores, estudantes, docentes e funcionários, e a exiguidade de meios informáticos para atender à procura quase minaram o sucesso do sistema”, lamentou o reitor da UniPiaget.

Porém, sustentou que com o aprimoramento dos processos e procedimentos, “podemos referir que se pode garantir qualidade nesse modelo de ensino híbrido que representa um salto no domínio das novas tecnologias”.