Argélia apoia vítimas do ciclone Ana

A EMBAIXADA da Argélia ofereceu, semana passada, na cidade de Maputo, 250.000 dólares em apoio às vítimas da tempestade tropical Ana, registada em Janeiro nas zonas Norte e Centro do país.

O cheque, equivalente a cerca de 16 milhões de meticais, foi entregue à presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque, na presença do secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, no âmbito da ajuda humanitária internacional.

Na ocasião, Luísa Meque disse que a Argélia sempre se solidarizou com Moçambique nos momentos difíceis, à semelhança da ajuda oferecida aquando do ciclone Idai.

Acrescentou que o gesto do povo argelino testemunha, de forma incondicional, o quanto as relações de amizade e fraternidade estão cada vez mais fortes. Disse acreditar que o apoio financeiro vai aliviar o sofrimento da população, trazendo melhor habitação, alimentação e saúde.

Por sua vez, o embaixador argelino, Mohamed Meziane, referiu que o donativo se soma ao valor de 200 mil dólares (cerca de 12,7 milhões de meticais) concedidos por Argel em 2019, na sequência do ciclone Idai.

Referiu que estas contribuições testemunham o compromisso da Argélia, como país solidário, ancorado aos valores africanos de emancipação e desenvolvimento socioeconómic