MOÇAMBIQUE E BÉLGICA LANÇAM PROGRAMA DE APOIO ÀS ACÇÕES DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MOÇAMBIQUE E BÉLGICA LANÇAM PROGRAMA DE APOIO ÀS ACÇÕES DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
MTA

Moçambique e Bélgica procederam esta terça-feira, 20, ao lançamento oficial do novo programa de cooperação para o período de 2023 a 2028 no valor total de 25 milhões de euros, através de um Acordo rubricado pelos dois países.

O programa é inteiramente dedicado ao fortalecimento das medidas de combate às alterações climáticas e vai apoiar a população local nas acções de resiliência e adaptação aos desastres naturais.

Segundo a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, o acordo assinala a materialização dos compromissos assumidos aquando da COP27, em Sharm El Sheikh, de apoiar em acções das mudanças climáticas, que incluem a operacionalização da Estratégia Nacional de Adaptação e da Contribuição Nacionalmente Determinada dentre outros instrumentos relevantes.

Momentos antes do evento, a dirigente moçambicana manteve um encontro bilateral com a Ministra da Cooperação para o Desenvolvimento da Bélgica, Caroline Gennez, onde discutiram as áreas de interesse mútuo, nomeadamente, ambiente, energia, agricultura, turismo, educação e indústria e comércio e reforçaram os laços de amizade e cooperação.

Fonte: Ministerio Terra e Ambiente