Melhora de movimento de navios no Porto de Nacala

Melhora de movimento de navios no Porto de Nacala
Jornal Noticias

O PRIMEIRO trimestre de 2023 foi caracterizado pelo aumento do número de navios que escalaram o Porto de Nacala, na província de Nampula, facto que se deve à alteração das regras de atracação das embarcações.

 Sem revelar números, o diretor do Porto de Nacala, Neimo Induna, disse ao “Notícias” que o aumento do movimento de navios obrigou a direção da instituição a dedicar, exclusivamente, um cais a contentores, permitindo que as linhas de navegação de Moçambique aumentassem o número de escalas.

De acordo com Induna, o aumento de escalas de navios porta contentores deve-se, ainda, à redução de frete ao nível global, bem como ao facto de não haver mais escassez de contentores que foi motivada pela pandemia da Covid19.

Nos três terminais do porto, nomeadamente de contentores, carga geral e graneis líquidos, houve registo global de 646.816 toneladas métricas, Melhora movimento de navios Carga manuseada tende a crescer no Porto de Nacala PORTO DE NACALA contra 583.107 toneladas em igual período de 2022, representando um crescimento de 10,9 por cento.

Entretanto, alguns empresários queixavam-se de roubo de suas mercadorias no porto, através da violação dos seus contentores. O respeito, Induna fez saber que a situação está controlada, graças à introdução de medidas adicionais.

 Segundo o responsável, a segurança do Porto de Nacala poderá melhorar nos próximos dias, com a finalização das vedações e portões do recinto portuário, bem como a instalação de câmaras de segurança. Num outro desenvolvimento, disse que a conjuntura internacional, sobretudo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, está a impactar o mercado global e a cidade de Nacala, em particular.

A importação de trigo a granel e fertilizantes ficou afetada, ainda que alguns clientes tenham encontrado alternativas para o problema.

Fonte: Jornal Noticias