INAE apreende dez toneladas de frango

INAE apreende dez toneladas de frango
Jornal Noticias

A INSPECÇÃO Nacional de Atividades Económicas (INAE) apreendeu no primeiro trimestre 10 toneladas de frango comercializadas em vários estabelecimentos da cidade de Maputo sem a respetiva licença de importação.

 A informação foi partilhada ao “Notícias” pela inspetora-geral da INAE, Rita Freitas, realçando que a legislação nacional não permite a importação de frango por causa das condições de conservação e higienização, que tornam o produto impróprio para o consumo.

Freitas lamentou o facto de vários operadores informais trazerem frango do Brasil, Estados Unidos da América, etc. para a vizinha África do Sul para, posteriormente, introduzirem-no no território nacional, mesmo com a proibição do recurso a este mecanismo.

A oscilação de temperatura, a falta de frigorífico nas viaturas de transporte e o armazenamento durante longos períodos na fronteira têm um impacto na saúde dos consumidores.

 O porta-voz da INAE, Tomás Temba, destacou que este tipo de prática não acontece só em estabelecimentos comerciais formais, como também informais.

Fonte: Jornal Noticias