ENTREGUE REPRESA COM CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE 12.000 METROS CÚBICOS EM MANICA

ENTREGUE REPRESA COM CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE 12.000 METROS CÚBICOS EM MANICA
Fonte: MOPHRH

Mussorize, Manica, – Foi entregue nesta sexta-feira, 26 de Março, a represa de Mpengo, no distrito de Mussurize em Manica. A infraestrutura tem a capacidade para fornecer 100 mil m3 de água por dia, beneficiando comunidades e instituições que se encontram naquela região o país.
A Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, que orientou a cerimónia e entrega do empreendimento, garantiu que com a entrada em funcionamento, fica melhorado o abastecimento de água, assim como melhoram as condições de vida da população local.
A Represa de Mpengo tem capacidade para armazenar cerca de 12.000 metros cúbicos de água e beneficiará aproximadamente 5.000 pessoas, além de mais de 500 cabeças de gado bovino e caprino. Também possibilitará a irrigação de cerca de 100 hectares de terras agrícolas, impulsionando assim o desenvolvimento socioeconômico da região.


Durante seu discurso, Chamutota expressou o compromisso contínuo do governo em priorizar o abastecimento de água e disponibilizá-la para diversos usos, através de programas específicos, com destaque para o Programa” Água para a Vida”-PRAVIDA, uma iniciativa presidencial abrangente em todo o país, e ressaltou que, no âmbito do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, estão previstas a construção de 20 pequenas represas e reservatórios escavados no centro, abrangendo as províncias de Manica, Sofala e Tete.
Por outro lado, Ceciclia Chamutota enfatizou a importância de adotar boas práticas para proteger as fontes de água e preservar a qualidade dos recursos hídricos disponíveis, tendo apelado ao Governo do Distrito para sensibilizar e educar as comunidades sobre a utilização sustentável da represa, bem como para garantir sua conservação e evitar práticas prejudiciais, como depósito de lixo e entrada de gado nas áreas restritas.

Fonte:MOPHRH