DA PRIMEIRA CATEGORIA: Árbitros vão a testes sábado

A COMISSÃO Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) anunciou que os árbitros de primeira categoria vão efectuar testes físicos e beneficiar de um refreshment das leis de jogo na manhã de sábado, dia em que inicia o Moçambola-2022.

Segundo a CNAF, falta apenas um árbitro central para a primeira jornada desta prova, visto que estão disponíveis, de momento, cinco internacionais, já com os testes feitos e aprovados.

Portanto será escolhido nos testes de sábado para umdos jogos de domingo, tendo em conta que a partida Black Bulls-União Desportiva do Songo, que marca o arranque da prova, no mesmo dia, será dirigida por um dos cinco árbitros internacionais.

De acordo com a CNAF, ainda não tem data os testes para os árbitros da segunda categoria.

Lembrar que a indicação de árbitros para os campeonatos provinciais, que apura as equipas à Fase Zonal, é da responsabilidade das Comissões Provinciais de Árbitros de Futebol (COPAF).

Referir que todos os árbitros que atingiram 45 anos de idade e que nos últimos seis meses não requereram para continuar a apitar, ficam privados de voltar a dirigir o Moçambola.

Aliás, mesmo depois de requer à CNAF para a sua continuidade, deverão ser aprovados pela instituição que dirige os árbitros e, em seguida, estarem aptos nos testes físicos.