Autocarros movidos a gás na estrada próxima semana

OS 80 autocarros recém-importados pelo Governo de Moçambique para a região metropolitana de Maputo serão postos em circulação na próxima semana, depois de sanadas as questões organizacionais e burocráticas.

Armando Bembele, administrador da Agência Metropolitana de Transportes (AMT), disse que a expectativa inicial era que os machimbombos estivessem a circular desde o passado dia 15 de Março,
tendo sido possível alocar apenas 30.

Apontou que tal se deve, fundamentalmente, ao facto de se tratar de meios movidos a gás, o que impôs a necessidade de formação dos condutores e agentes de oficina.

“Fizemos os primeiros ensaios a 1 de Abril e o balanço é positivo. No entanto, ainda estávamos em processo de formação dos condutores do município de Maputo. Por isso, até ao momento, só estão a circular 30 autocarros ligando as cidades de Maputo, Matola e a vila de Boane”, referiu.

Explicou que a preparação dos condutores já terminou, pelo que se prevê a sua circulação plena, a partir da próxima semana, em toda a região metropolitana.

Segundo Bembele, com estes meios na estrada, a AMT fará a redivulgação da necessidade do uso do cartão Famba e suas vantagens, uma vez que se assiste a redução do número de pessoas que usam este meio de pagamento.
Acrescentou que os autocarros têm de entre várias vantagens o preço para a aquisição do gás que é ligeiramente baixo e a redução da poluição.

“Apelamos aos automobilistas e utentes para o bom uso e conservação dos meios de transporte, pois a nossa intenção é trazer um adicional aos meios já existentes”, recordou.