Assegurada proteção dos direitos da criança

Assegurada proteção dos direitos da criança
Jornal Noticias

OGOVERNO e parceiros têm estado a realizar ações visando assegurar o acesso a melhores cuidados de saúde, alimentação, educação de qualidade e proteção das crianças, tendo em vista o bem-estar salvaguarda dos seus direitos.

A informação foi prestada ontem na cidade de Lixinha pela esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, nas celebrações do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

A primeira-dama exortou, na ocasião, à sociedade para assumir a responsabilidade de consciencializar este grupo com o fim de adotarmos valores morais de respeito, solidariedade ao próximo e amor à pátria, fundamentais para moldar o perfil e o seu futuro como adultos.

“Registamos com muita satisfação que é cada vez maior o acesso das crianças à assistência médica e medicamentosa, aos subsistemas de ensino pré-escolar, básico, secundário, técnico-profissional e apoio social, em especial os menores desamparados e em agregados vulneráveis”, ajuntou Nyusi.

SEGUNDO ISAURA NYUSI Assegurada proteção dos direitos da criança Primeira-dama reitera proteção da criança contra os males sociais Salientou que, através do Parlamento Infantil, é garantida a participação das crianças nas questões legais que as dizem respeito e outras iniciativas.

 Ciente dos grandes desafios para que as crianças gozem plenamente dos seus direitos, defendeu a necessidade de continuar a refletir sobre a contribuição dos vários sectores na criação das condições necessárias para bem-estar deste grupo.

Apelou aos parceiros do Governo a vários níveis para intensificarem a sensibilização das crianças, famílias e comunidades sobre os deveres e direitos dos petizes para que sejam respeitados por todos intervenientes.

 “A efeméride deve constituir um momento de alegria para as crianças. Por isso devemos, como sociedade, transmitir e organizar actividades recreativas

Fonte: Jornal Noticias