ARRANCOU A 19ª EDIÇÃO DO FITI – FESTIVAL INTERNACIONAL TEATRO DE INVERNO NA CIDADE DE MAPUTO

ARRANCOU A 19ª EDIÇÃO DO FITI – FESTIVAL INTERNACIONAL TEATRO DE INVERNO NA CIDADE DE MAPUTO
Fonte: Ministerio da Cultura e Turismo

O Vice-Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar, participou na abertura da 19ª Edição do FITI – Festival Internacional Teatro de Inverno, na última sexta-feira (26 de Maio), no Centro Cultural Franco-Moçambicano, evento este que junta 25 grupos de teatro, de Moçambique, Angola, África do Sul, Portugal, França, Brasil e Argentina.

No seu discurso, o governante enalteceu a Associação Girassol por continuar a promover iniciativas de género que enriquecem o movimento cultural e valorizam a promoção artística através de concursos e festivais.

Continuando, Fredson Bacar, afirmou que o Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, apresenta compromissos concretos com a consolidação do ambiente de facilitação da produção artística no seu todo, razão pela qual aprovou a Revisão da Lei sobre Direitos de Autor e Direitos Conexos, e esta em curso a Revisão da Lei do Mecenato e iniciou à auscultação pública do Estatuto do Artista Profissional processo que deve ocorrer em todo o território nacional para buscar consensos e pertinência da sua criação.

E com estas acções, pretende-se melhorar o ambiente legal para o desenvolvimento das artes como verdadeiros activos económicos e estabelecê-los como ferramentas de diversificação da economia nacional com potencial e valor a contribuir para o Produto Interno Bruto.

O teatro é lugar de reflexão sobre a actualidade, espaço com liberdade para criação, imaginação e desenvolvimento de potencialidades. É considerado uma importante ferramenta para educação e desenvolvimento humano. A 19ª edição do Festival Internacional de Teatro é uma iniciativa da Associação Cultural Girassol, que teve o seu início em 2004 com o objectivo de apoiar os grupos amadores de teatro através da divulgação do seu trabalho artístico, associativismo cultural e formação de actores, e vai decorrer na Cidade de Maputo, até ao dia 0 4 de Junho.

Fonte: Ministério da Cultura e Turismo