Arranca hoje maior festa do futebol nacional

ARRANCA esta tarde a maior festa do futebol nacional, o Moçambola-2022, com a Black Bulls, detentora do título, a receber às 15.00 horas a União Desportiva do Songo, naquela que é a única partida agendada para hoje.
No campo da Black Bulls estarão frente a-frente dois candidatos ao título, o que fazmcrescer ainda mais o interesse em torno deste confronto, que deve registar lotação máxima.

Os “touros”, que no último fim-de-semana conquistaram a Supertaça, com uma vitória tangencial sobre o Ferroviário da Beira (1-0), procurarão manter o bom momento, mas doutro lado encontrarão uma formação “hidroeléctrica” que pretende repetir, nesta temporada, as excelentes campanhas de 2017 e 2018, anos em que se sagrou campeã. Na edição 2021 a ABB ganhou no Songo por 4-1 na primeira volta e empatou a uma bola em casa.
Para amanhã, domingo, estão marcadas as restantes cinco partidas, sendo de realçar o confronto entre os Ferroviários de Maputo e da Beira, no Estádio da Machava. Este é, a par do Black Bulls-UD Songo, o embate que opõe dois candidatos ao título, sendo por isso o “prato-forte” numa tarde domingueira que se antevê emotiva noutros relvados.

No Campo Municipal Alto-Makhassa, em Vilankulo, o Costa do Sol, crónico candidato a sagrar-se campeão, irá ombrear com a Associação Desportiva local. Após uma prestação no Moçambola-2021 (terminaram em quinto) para esquecer, os “canarinhos” querem voltar aos tempos de glória e sabem que é importante entrarem com o pé direito.
Em Nacala as emoções estarão igualmente ao rubro, com o Ferroviário local a receber o homónimo de Nampula, enquanto mais para o norte, no Niassa, o outro Ferroviário, neste caso o de Lichinga, bate-se com o Clube de Incomáti.
Em Maputo, no campo da Liga, a equipa anfitriã ombreia com o Matchedje de Mocuba.
Num Campeonato Nacional (45ª edição) que ficou reduzido a 12 equipas contra as 14 da temporada passada, é de se esperar por jogos mais intensos, na medida em que descem três equipas e apenas as primeiras nove permanecerão na maior competição nacional de futebol.