XINAVANE PASSA A CONTAR COM SERVIÇOS DE SEGURANÇA SOCIAL OBRIGATÓRIA MAIS PRÓXIMOS

XINAVANE PASSA A CONTAR COM SERVIÇOS DE SEGURANÇA SOCIAL OBRIGATÓRIA MAIS PRÓXIMOS

A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugi Talapa, inaugurou na tarde de hoje, 29 de Maio de 2023, no distrito de Manhiça, província de Maputo, o Posto de Atendimento do INSS de Xinavane, uma infra-estrutura de 51.00 metros quadrados implantada erguida num terreno com uma área de 300 metros quadrados.

Para além do edifício, a infra-estrutura compreende uma guarita, reservatória de água de 2.500 litros, alpendre de estacionamento de viaturas de 24 metros quadrados, vedação eléctrica, gerador de emergência com capacidade de 13KVA.

O Posto de Atendimento de Xinavane vai servir a 183 contribuintes (entidades empregadoras), 8.248 Trabalhadores por Conta de Outrem (trabalhadores) e 258 trabalhadores por Conta Própria, 1.600 pensionistas de sobrevivência, velhice, invalidez e pensão reduzida.

Falando na ocasião, a a Ministra do Trabalho e Segurança Social lembrou que o sistema de segurança social gerido pelo INSS é de base contributiva e, por isso, falou da importância de canalização regular das contribuições ao INSS.

*_Apelamos aos empregadores a canalizar os descontos feitos aos salários dos seus trabalhadores e também aos Trabalhadores por Conta Própria a canalizar ao sistema as respectivas contribuições._*

Talapa exortou ainda aos funcionários e utentes daquele edifício para que se esforcem na sua conservação.

*_Esperamos que esta infra-estrutura seja melhor conservada, por forma a dignificar o investimento feito._*

A inauguração foi testemunhada pelo Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque; Administradora da Manhiça, Maria Fernanda Moçambique Tonela; Presidente do Conselho Municipal de Manhiça, Luís Munguambe, entre outras individualidades. *DCI/MITSS*

Fonte: Ministério de trabalho e segurança social