VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO ”Segunda fase supera meta”

Distrito de Nampula superou meta da segunda fase de vacinação contra pólio

MAIS de 205 mil crianças com idade igual ou inferior a cinco anos foram vacinadas contra a poliomielite no distrito de Nampula, na segunda fase da campanha de imunização, que tinha como previsão abranger 177.803 petizes. A segunda fase da campanha de vacinação contra a pólio decorreu de 28 de Abril a 1 Maio corrente.

Na primeira etapa foram imunizadas mais de 177 mil crianças, de uma meta programada de 147 mil. O director dos Serviços Distritais de Saúde Mulher e Acção Social, Nilton Napoleão, que facultou a informação ao “Notícias”, explicou que na segunda fase, foi alargado o número de crianças por vacinar, porque há cada vez mais aumento da taxa de natalidade no distrito, cujo território coincide na sua maioria com o município.
Contribuiu para a superação da meta prevista, segundo a fonte, a intensificação dos trabalhos dos técnicos de saúde envolvidos no processo, através do contacto domiciliário nos bairros e zonas suburbanas da cidade e do distrito.

Não foram criados postos fixos de vacinação para evitar aglomerações. Uma brigada de fiscalização da saúde está neste momento a aferir, nos bairros, se, de facto, a vacinação abrangeu todas as crianças elegíveis. Foram envolvidas na segunda fase de vacinação 303 equipas constituídas por três elementos cada, nomeadamente técnico de saúde, mobilizador e um supervisor.