RAPARIGAS DE MURRUPULA ADQUIREM CAMISETES COM FUNDO DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO

RAPARIGAS DE MURRUPULA ADQUIREM CAMISETES COM FUNDO DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO
ActionAid

Trata-se de 35 mulheres jovens beneficiárias do projecto “Toda a Rapariga é Capaz”, pertencentes ao Espaço Seguro da comunidade de Tiponha, distrito de Murrupula na província de Nampula, participantes da actividade de geração de renda denominado Poupança e Crédito Rotativo que, ao fim do primeiro ciclo de poupança, adquiriram camisetes.

Segundo a Facilitadora do Espaço Seguro da comunidade de Tiponha, Florinda Alberto, as camisetes são fruto de poupança feita durante oito (8) meses, obedecendo a periodicidade semanal e a mesma actividade irá continuar. “Nós fazíamos poupança por semana e depois de oito meses decidimos comprar camisetes, que servirão de uniforme para as sessões do Espaço Seguro. Pretendemos continuar a fazer poupança e desta vez como grupo, tencionamos adquirir capulanas e material didáctico como cadernos e canetas para o uso nas sessões de alfabetização”, disse.

Poupança e Crédito Rotativo é uma actividade que tem por objectivo, contribuir para o fortalecimento de grupos de mulheres no controlo de recursos familiares, melhorar as suas capacidades de liderança e aumento de auto-estima.

De referir que, no ano passado (2022) foram criados 3 grupos de Poupança e Crédito Rotativo no distrito de Murrupula, nos Espaços Seguros das comunidades de Chinga, Campo1 e Tiponha, grupos estes estabelecidos pela ActionAid Moçambique, no âmbito da implementação do Projecto “Toda a Rapariga é Capaz.”

O projecto “Toda a Rapariga é Capaz” é financiado pela Global Affairs Canadá e implementado nos distritos de Murrupula, Nacarôa e Monapo em Nampula, pelo consórcio liderado pela World Vision em parceria com a ActionAid Moçambique e Rede Homens Pela Mudança.

Fonte: ActionAid