PROPAZ discute mecanismos e modelos locais de promoção da Paz na Beira

PROPAZ discute mecanismos e modelos locais de promoção da Paz na Beira
Instituto para Democracia Multipartidária

No âmbito do projecto PROPAZ – Cultura de Promoção de Paz, Reconciliação e Coesão Social, financiado pela União Europeia em Moçambique, o IMD organizou nesta terça-feira, 7 de junho, na cidade da Beira, uma reflexão provincial para reflectir sobre “Mecanismos e Modelos Locais de Promoção da Paz e Reconciliação”.

O encontro foi organizado em parceria com a Universidade Católica de Moçambique que esteve representado pelo Vice-Reitor, Armindo Tambo e contou com intervenção da Secretária do Estado da Província de Sofala, Stela Pinto Zeca e do Director de Programas do IMD, Dércio Alfazema.

Participaram ainda representantes do Governo ao nível da província, com destaque para o Director dos Serviços Sociais, representantes de partidos, políticos, organizações da sociedade civil, líderes locais, ex-comandantentes, agentes culturais, acadêmicos, entre outros.

Os participantes reiteraram a pertinência de se reforçar Paz para além dos acordos políticos, através de uma agenda de promoção que inclua elementos socioculturais, políticos e econômicos. Chamaram atenção para se reforçar a confiança a todos os níveis, sobretudo em relação as instituições.

O Projecto PROPAZ é implementado por um consórcio constituído pelo IMD, CISP, IVERCA e LEMUSICA.

Fonte: Instituto para Democracia Multipartidária