PR endereça saudações a Mirko Manzoni

PR endereça saudações a Mirko Manzoni
Jornal Noticias

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, endereçou ontem, uma mensagem de saudação ao Enviado Pessoal do Secretário-geral das Nações Unidas, o Embaixador suíço Mirko Manzoni, pelo seu contributo no processo de paz em Moçambique.

 Na nota, o Chefe do Estado afirma que, desde a sua criação, o Grupo de Contacto, de que Mirko Manzoni é presidente, desempenhou um papel fundamental na promoção da paz, reconciliação e estabilidade em todo o país.

 “Escrevo para exprimir em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, a nossa profunda gratidão ao Grupo de Contacto, pelo apoio prestado durante todo o processo de paz”, afirma Nyusi.

O Chefe do Estado salientou ainda os esforços coletivos do Grupo no encorajamento às partes do processo de paz e no sentido de se manterem no caminho certo, bem como na mobilização dos recursos, necessários, para Presidente Nyusi num aperto de mão com Mirko Manzoni fazer avançar o processo, que foram verdadeiramente cruciais.

A recente conclusão das catividades de desarmamento e desmobilização é, segundo Nyusi, um dos resultados em relação ao qual os moçambicanos estão orgulhosos como nação. Tratasse, na ótica do Presidente, de um marco de referência no processo de paz que conduziu ao encerramento formal do Grupo de Contacto.

“Aproveito esta oportunidade para agradecer a cada um dos membros do Grupo de Contacto pelo empenho demonstrado durante todo o processo de paz, augurando que continuem a colaborar com o grupo de doadores à medida que prosseguimos para a próxima fase de reintegração”, concluiu Nyusi.

Fonte: Jornal Noticias