País aumenta exportações de produtos agrícolas

AS exportações moçambicanas de produtos agrícolas, no primeiro trimestre deste ano, quando comparadas com igual período de 2021, registaram um incremento em cerca de 80 milhões de dólares norte americanos, correspondente a 87.56%.

Em comunicado de imprensa, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) refere que as exportações moçambicanas foram induzidas principalmente pela castanha de caju (28%), feijão bóer (18%), tabaco (10%), açúcar (8%) e banana (7%).

Ainda de acordo com a fonte, está prevista para amanhã, no distrito Gurué, província da Zambézia, a realização do Fórum da Macadâmia, um dos produtos com elevado potencial de exportação, envolvendo os principais actores na cadeia de valor com o objectivo de promover a cultura, com enfoque nos desafios, perspectivas e oportunidades da cultura.

O evento, a ser dirigido pelo Ministro do pelouro, Celso Correia, visa promover a cadeia de valor da macadâmia através de um diálogo com os actores, tendo em conta os desafios e as oportunidades.

“Igualmente esta ocasião constituirá uma oportunidade para a realização de um encontro de balanço dos últimos 5 anos na produção, processamento e exportação, bem como analisar os desafios, oportunidades e perspectivas para os próximos anos”, aponta.

Durante o evento, acrescenta o comunicado, far-se-á colheita da macadâmia e demostração dos procedimentos técnicos para o efeito.