AS exportações moçambicanas de produtos agrícolas, no primeiro trimestre deste ano, quando comparadas com igual período de 2021, registaram um incremento em cerca de 80 milhões de dólares norte americanos, correspondente a 87.56%.
Em comunicado de imprensa, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) refere que as exportações moçambicanas foram induzidas principalmente pela castanha de caju (28%), feijão bóer (18%), tabaco (10%), açúcar (8%) e banana (7%).
Ainda de acordo com a fonte, está prevista para amanhã, no distrito Gurué, província da Zambézia, a realização do Fórum da Macadâmia, um dos produtos com elevado potencial de exportação, envolvendo os principais actores na cadeia de valor com o objectivo de promover a cultura, com enfoque nos desafios, perspectivas e oportunidades da cultura.
O evento, a ser dirigido pelo Ministro do pelouro, Celso Correia, visa promover a cadeia de valor da macadâmia através de um diálogo com os actores, tendo em conta os desafios e as oportunidades.
“Igualmente esta ocasião constituirá uma oportunidade para a realização de um encontro de balanço dos últimos 5 anos na produção, processamento e exportação, bem como analisar os desafios, oportunidades e perspectivas para os próximos anos”, aponta.
Durante o evento, acrescenta o comunicado, far-se-á colheita da macadâmia e demostração dos procedimentos técnicos para o efeito.
Leave a Reply