Matola tem 34 autocarros novos

O MUNICÍPIO da Matola recebeu ontem 34 novos autocarros de transporte semicolectivo de passageiros para responder a demanda no sector.

Trata-se de veículos que fazem parte de um lote dos 80 movidos a gás, importados recentemente pelo Governo para a Região Metropolitana de Maputo.

Assim, os 34 autocarros ontem recebidos na autarquia da Matola, juntam-se a outros 43 operados pela Empresa de Transportes Públicos da Matola (ETM).

Calisto Cossa, presidente do município, disse no acto daentrega que, estes autocarros, para além de servir as tradicionais rotas (Maputo, Matola, Marracuene e Boane) farão uma interligação entre os bairros da autarquia.

“Haverá rotas para interligação em locais que reúnam condições para a circulação destes autocarros. Poderão, por exemplo, fazer a viagem Muhalaze – Matola “A” via T3, que é para permitir que todos os bairros da zona centro e norte da cidade como Khongolote, 1.º de Maio, Ndlavela, T3, Acordos de Lusaka, Machava, Nwamatibjana, entre outros, possam ter transporte”, disse.

Cossa exortou aos funcionários da ETM e utentes para o uso responsável dos meios, por forma a garantir a sua longevidade.

Os autocarros vão usar os dois pontos de abastecimento de gás existentes na Machava, na Matola e na cidade de Maputo, e terão assistência técnica da Matchedje Motors.

Esforços estão a ser envidados para montar um posto de abastecimento de gás na ETM.