EMOSE cria facilidades de financiamento das PME

A EMPRESA Moçambicana de Seguros (EMOSE) em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) estão a trazer soluções para facilitar o acesso ao financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME), para que consigam alavancar os seus negócios.

O Presidente do Conselho de Administração da EMOSE, Joaquim Maqueto Langa, explicou que através de novas soluções as PME poderão reforçar a sua tesouraria, bem como exportar ou investir na capacidade técnica, sobretudo para responderem às exigências da indústria de “Oil and Gas” e outros megaprojectos.

A fonte justificou a acção da empresa com a constatação de que o acesso ao financiamento continua a ser um dos grandes desafios para as PME.

“A EMOSE é parceria das PME e dos bancos comerciais no processo de acesso ao fi nanciamento. Pela natureza do seu negócio, a nossa empresa tem vindo a proteger os bancos comerciais dos riscos não financeiros que podem afectar negativamente a sua actividade creditícia, através do seu portifólio de produtos”, disse.

Segundo o PCA, o portifólio da Emose inclui o seguro de vida dos mutuários até ao limite do valor dos financiamentos e os patrimoniais para os bens móveis e imóveis que são cedidos aos bancos pelos mutuários.

“ A empresa tem vindo a oferecer produtos de seguros de garantias às empresas para negócios e execução de contratos, através de garantias de boa execução e operacionais de bom pagamento”, afirmou.

Para o dirigente, alguns desses instrumentos só são possíveis de se implementar pela “visão integrada que a instituição tem no ramo de negócio em Moçambique e também de granjear indicadores de autonomia e solvência financeira para honrar com os compromissos face a qualquer sinistro, isto é, também valorizado pelas grande empresas do sector do Estado, empresas
privadas e pelo próprio Governo”