DURANTE A QUADRA FESTIVA EDM aumenta carregamento da central flutuante de Nacala

A EMPRESA electricidadede Moçambique (EDM) anunciou ter aumentado o carregamento da central flutuante de Nacala, na província de Nampula, de 30 para 48 MegaWatts (MW) das 17.00 horas às 21.00 horas e de 30 MW das 21.00 horas às 17.00 horas durante a quadra festiva, com vista a permitir que os consumidores passem as festas sem problemas de energia eléctrica. Esta medida faz parte do plano desenhado pela empresa para responder a demanda de energia eléctrica durante período festivo, bem como, continuar a garantir a robustez e estabilidade do sistema eléctrico e melhorar a qualidade de energia fornecida na região Norte do país.
A Central Termoeléctrica Flutuante de Nacala é um projecto do Governo moçambicano estruturado pela EDM em 2015 e realizado em 2016, visando assegurar disponibilidade de energia eléctrica e maior fiabilidade e estabilidade no sistema na região Norte do país.

A anterior infra-estrutura registava instabilidade em face da distância da hidroeléctrica de Cahora Bassa, principal e na altura, única fonte de alimentação da região Norte (cerca de 2000 quilómetros).Outras medidas concretas na rede com impacto na quadra festiva foi a instalação e entrada em funcionamento da linha de 66KV e sistema eléctrico de Moatize, que vai melhorar a qualidade de fornecimento de energia na vila de Moatize e aliviar a de Tete que entrava em sobrecarga nas festas.
Houve, também, a entrada em funcionamento da linha de 110KV entre Casa – Vilanculos, de forma provisória a 33KV, que igualmente vai aliviar a central de Temane e garantir quantidade e qualidade de energia em Vilanculos neste período festivo.
Segundo dados da EDM, está prevista ainda, a reposição da segunda linha, e o segundo transformador na praia do Bilene para minimizar a sobre-carga na praia local, reabilitação da linha Monapo-Mossoril com postes de betão de modo a fornecer energia de qualidade na Praia Chocas Mar.

Realizou-se ainda a reabilitação dos grupos de emergência de Pemba e Lichinga que servem de backup na quadra festiva, e instalação de geradores de emergência na praia do Bilene 200KVA, Ilha de Moçambique 2x200KVA, Chinde 200KVA, Ponta do Ouro 2x400KVA, também constitui reforço da empresa.
Para efeito, a EDM garante ter mobilizado geradores de emergência para os principais pontos de atracção turística com destaque para Bilene, Ponta do Ouro, Wimbe, Chocas Mar, Fernão veloso, Ilha de Moçambique, Inhassouro e Vilankulo.