Clubes discutem hoje Moçambola 2022

OS clubes elegíveis a disputar a edição-2022 do Moçambola reúnem-se hoje com a direcção executiva da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) para discutir as condições de realização da prova, cujo início está apontado para Maio do próximo ano.
O encontro tem início marcado para as 14:00 horas e vai decorrer de forma virtual, sendo o ponto atractivo a apreciação dos comunicados recentemente divulgados pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) sobre a competição.
A FMF comunicou semana passada que a 17 de Novembro passado, em face da não realização dos Campeonatos Provinciais, tomou a decisão de realizar uma “liguilha” com a participação dos últimos três classificados do Moçambola deste ano para apurar a 12ª equipa que vai disputar o próximo.

[inline_posts box_title=”Recomendamos” align=”alignleft” textcolor=”#000000″ background=”#f2f2f2″]48, 51, 60[/inline_posts]Moçambola-2022 volta a reunir os clubes.
Mas, “no dia 9 de Novembro de 2021, data marcada para sorteio da “liguilha”, o representante do Grupo Desportivo de Maputo e o representante do Grupo Desportivo e Recreativo Textáfrica de Chimoio, clubes seleccionados para o sorteio, solicitaram o adiamento do sorteio por um período de um ou dois dias para efeito de consultas, alegando que a FMF não cobria todos os encargos financeiros da prova, tendo o pedido sido aceite e o sorteio remarcado para o dia 11 de Novembro de 2021 pelas 14:00 horas, na sede da FMF”.

Sucede que “no dia 11 de Novembro de 2021, antes da realização do sorteio da “liguilha” de apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão Moçambola – edição 2022 os representantes do Grupo Desportivo de Maputo e do Grupo Desportivo Recreativo Textáfrica de Chimoio comunicaram que não iriam participar por motivos financeiros. Por sua vez o representante do Grupo Desportivo Matchedje de Mocuba manifestou que estava pronto para a participar na prova e fez entrega do respectivo documento a confirmar a sua intenção de participação”.

Após isso, a direcção executiva, reunida em sessão ordinária do dia 17 de Novembro, deliberou “considerar o Grupo Desportivo Matchedje de Mocuba qualificado como a 12ª equipa no Moçambola edição 2022”, lê-se.
Assim, o Matchedje, que foi 12º classificado no campeonato deste ano, junta-se no Moçambola de 2022 a Associação Black Bulls, Costa do Sol, Ferroviários da Beira, Lichinga, Maputo, Nampula e Nacala, Incomáti de Xinavane, Liga Desportiva de Maputo, União Desportiva do Songo e Associação Desportiva de Vilankulo.
Entretanto, em Assembleia Geral extraordinária, a LMF aprovou a realização de um Moçambola com 14 clubes.