BASQUETEBOL FEMININO “Nacional” arranca dia 31 em Maputo

O CAMPEONATO Nacional de basquetebol em seniores femininos terá lugar na capital do país, de 31 de Janeiro a 6 de Fevereiro.
O comunicado de imprensa da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), tornado público ontem, esclarece que a data de término da prova será em função do número de clubes participantes.

Entretanto, a FMB anota que “o modelo inicialmente previsto para a realização do Campeonato Nacional de seniores femininos passava pela realização de um apuramento (Norte, Centro e Sul), com integração de número de equipas de forma proporcional às que competiram em cada uma das províncias. Não sendo possível a realização a partir deste modelo, considerado mais competitivo pelo facto de uma boa parte das associações provinciais não ter realizado os respectivos campeonatos provinciais, ficam assim convida-das associações provinciais que realizaram campeonatos a indicarem um representante até ao dia 24 de Janeiro”.

Ainda de acordo com o comunicado “a Associação da Cidade de Maputo, pelo critério da proporcionalidade de número de equipas participantes nos campeonatos provinciais, indicará três equipas. O modelo final será conhecido logo que estejam inscritos todos os clubes”. A organização da prova será da responsabilidade da Liga Moçambicana de Basquetebol. Lembre-se que a última vez que se disputou um Campeonato Nacional de seniores femininos foi em 2019, prova conquistada pelo Ferroviário de Maputo.