Arranca asfaltagem da N200 em Boane

Arranca asfaltagem da N200 em Boane
Jornal Noticias

Iniciaram há dias as obras de reabilitação de 2,4 quilómetros da Estrada Nacional Número 200, que dá acesso ao terminal de transportes da vila de Boane, trabalho que deverá melhorar a transitabilidade e aliviar os residentes dos bairros ao redor. Sob responsabilidade da Rede Viária de Moçambique (REVIMO), a reabilitação será concluída em Julho e prevê-se, além da asfaltagem do troço e instalação de um sistema de drenagem, a reparação do drift do Umbelúzi, atualmente sem barreiras de proteção.

 “O drift será alvo de reparação profunda no revestimento e será alargado visando acomodar peões. Vamos instalar barreiras e outros elementos de sinalização e segurança”, disse Fernando Matola, diretor de Manutenção na REVIMO.

Indicou que, com a conclusão das obras, esperasse melhoria na qualidade de vida da população circunvizinha com a diminuição das poeiras.

 “Esperasse, igualmente, a diminuição dos danos nos veículos, que passarão a circular numa via de qualidade e revestida, bem como atracão de oportunidades de negócios para a economia local e facilidade de escoamento de produtos agrícolas”, acrescentou. Importa destacar que, devido ao estado crítico em que a via se encontrava, o relacionamento entre os automobilistas e a população circunvizinha era conflituoso.

Os conflitos justificavam-se pelo aumento de poeiras desde que o terminal foi transferido da vila de Boane para o Centro Comercial Umpala, local em construção e que espera acomodar ainda um mercado, lojas, ferragens, espaços recreativos e de diversão, entre outros.

 Devido a estes problemas, houve colocação de 18 lombas no ano passado para reduzir as poeiras, uma decisão que repeliu os automobilistas de Umpala e retornaram ao terminal da vila de Boane.

Fonte: Jornal Noticias