Situação de estradas pós-inundações em debate no parlamento esta quarta-feira

Situação de estradas pós-inundações em debate no parlamento esta quarta-feira
Fonte: O Pais

O Executivo vai à Assembleia da República, esta quarta-feira, responder às perguntas dos deputados sobre vários temas da situação do país. A bancada da Frelimo pretende saber do Executivo assuntos relacionados com estradas, pontes, saúde, entre outros.

As sessões plenárias desta quarta e quinta-feira estarão reservadas às perguntas dos deputados ao Governo, sobre vários aspectos que dizem respeito ao andamento do país.

Nas vésperas das duas sessões, a bancada parlamentar da Frelimo chamou a imprensa para falar do que pretende saber do Executivo na “Casa do Povo”. E dentre as cinco questões que a Frelimo preparou, o destaque vai para a situação das infra-estruturas como estradas, pontes, recursos hídricos, abastecimento de água, transportes e comunicações.

“Nós queremos saber do Governo qual é o ponto de situação em relação à reabilitação, à requalificação e à construção de novas unidades hospitalares. Como sabemos, temos a iniciativa presidencial ‘Um Distrito, Um Hospital Distrital’. Em que passo estamos em relação a esse aspecto?. Não menos importante, também é a questão dos recursos hídricos e abastecimento de água. Sabemos que, depois da chuva, temos muita água, para onde vai esta água? Queremos saber qual é a estratégia para a retenção desta água para a sua melhor gestão, que permita o abastecimento para as populações. A questão dos transportes e comunicações, sabemos que muitas vias ficaram degradadas por causa dos ciclones, qual é o trabalho que o Governo está a realizar, visando tornar transitáveis estas vias para melhor circulação de pessoas e bens”, disse Feliz Silva, porta-voz da bancada da Frelimo.

Ainda no rol de questões para o Executivo, “temos a questão dos ciclones, que não só danificam as vias, mas também criam problemas de saúde pública, pretendemos saber qual é a estratégia que o Governo tem vindo a adoptar para evitar que casos similares aconteçam”.

As bancadas da Renamo e do MDM prometeram pronunciar-se, esta terça-feira, sobre a ida do Governo ao Parlamento.

É a terceira vez, nesta sétima sessão ordinária, que o Governo vai à Assembleia da República, em prova oral. Numa das ocasiões, a sessão foi extraordinária e tinha a ver com a implementação da Tabela Salarial Única.