Sector de habitação lança plano de Infraestruturação de terra em Vilankulo

𝐒𝐄𝐂𝐓𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐇𝐀𝐁𝐈𝐓𝐀ÇÃ𝐎 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀 𝐏𝐋𝐀𝐍𝐎 𝐃𝐄 𝐔𝐑𝐁𝐀𝐍𝐈𝐙𝐀ÇÃ𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐈𝐍𝐅𝐑𝐀𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐓𝐔𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐓𝐄𝐑𝐑𝐀 𝐄𝐌 𝐕𝐈𝐋𝐀𝐍𝐊𝐔𝐋𝐎
MOPHRH

Governo de Inhambane, lançou ontem, dia 22 de Junho de 2023, o Plano de Urbanização de 1200 Talhões numa extensão de cerca de 240 Hectares, no qual está incluso áreas de uso misto, habitação, zonas comerciais, equipamentos sociais, e serviços, com vista a garantir o desenvolvimento Urbano Inclusivo e Sustentável da Cidade de Vilankulo. Está iniciativa surge para responder a crescente demanda de terra para áreas habitacionais e multifuncionais, devido ao potencial turístico que atrai diversos investidores, para além de responder ao desiderato de conduzir um processo de urbanização inclusivo e alinhado aos princípios urbanísticos vigentes.

O projecto, lançado pelo Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, será implementado em parceria com Fundo para Fomento de Habitação, Fundo Público (FFH, FP) e o Governo do Distrito de Vilankulo e onde, a primeira fase incorpora a infraestruturação de 239 Talhões que inclui energia, água e acessos melhorados, que variam entre 20/40, equivalente a 800m2.

O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, reconheceu a importância do projecto para Cidade e Distrito de Vilankulo, atendendo, tratar-se de áreas turísticas com muita pressão sobre a ocupação do solo urbano. Por isso, o bairro de Faiquete servirá de “tubo de escape”, uma vez que dista a 10Km do município e vai receber um projecto que incorpora diversas lagoas, proporcionando uma atração turística. Lembrou o Governante que “ Ter uma lagoa num projecto é uma relíquia”.

Ainda na sua intervenção congratulou o Governo do Distrito de Vilankulo por ter disponibilizado os 240 hectares para a demarcação de 1200 talhões e, instou a comunidade de Faiquete a colaborar com o Governo com vista a urbanização da região.