Governo de Inhambane, lançou ontem, dia 22 de Junho de 2023, o Plano de Urbanização de 1200 Talhões numa extensão de cerca de 240 Hectares, no qual está incluso áreas de uso misto, habitação, zonas comerciais, equipamentos sociais, e serviços, com vista a garantir o desenvolvimento Urbano Inclusivo e Sustentável da Cidade de Vilankulo. Está iniciativa surge para responder a crescente demanda de terra para áreas habitacionais e multifuncionais, devido ao potencial turístico que atrai diversos investidores, para além de responder ao desiderato de conduzir um processo de urbanização inclusivo e alinhado aos princípios urbanísticos vigentes.
O projecto, lançado pelo Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, será implementado em parceria com Fundo para Fomento de Habitação, Fundo Público (FFH, FP) e o Governo do Distrito de Vilankulo e onde, a primeira fase incorpora a infraestruturação de 239 Talhões que inclui energia, água e acessos melhorados, que variam entre 20/40, equivalente a 800m2.
O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, reconheceu a importância do projecto para Cidade e Distrito de Vilankulo, atendendo, tratar-se de áreas turísticas com muita pressão sobre a ocupação do solo urbano. Por isso, o bairro de Faiquete servirá de “tubo de escape”, uma vez que dista a 10Km do município e vai receber um projecto que incorpora diversas lagoas, proporcionando uma atração turística. Lembrou o Governante que “ Ter uma lagoa num projecto é uma relíquia”.
Ainda na sua intervenção congratulou o Governo do Distrito de Vilankulo por ter disponibilizado os 240 hectares para a demarcação de 1200 talhões e, instou a comunidade de Faiquete a colaborar com o Governo com vista a urbanização da região.
Leave a Reply