Sector de cervejas é responsável por perto de 480 mil empregos no país

Sector de cervejas é responsável por perto de 480 mil empregos no país

Um relatório produzido pela Oxford Economics, líder em previsões económicas globais e análises econométricas, conclui que os fabricantes e retalhistas de cerveja suportam  478 000 empregos em Moçambique, o que representa 3,7% de todos os postos de trabalho.

Com o título “O Impacto Económico do Sector da Cerveja em Moçambique”, o documento avança que, do total dos empregos gerados pelo sector, 437 000 são suportados pela produção de cerveja (91,6%), enquanto os restantes 40 000 foram suportados por actividades de transporte e retalho (8,4%).

“O sector da cerveja também é importante para as receitas públicas em Moçambique. Os pagamentos de impostos directamente remetidos ou estimulados pelo sector da cerveja de Moçambique são de 18 mil milhões de meticais.

Deste valor, estima-se que 10 mil milhões de meticais (ou 55,9% do total de contribuições fiscais) tenham origem em impostos sobre vendas e impostos especiais da venda de cerveja”, lê-se no relatório que se baseaia em dados de 2019.

Por outro lado, a Oxford Economics revela que a contribuição económica dos fabricantes de cerveja para o Produto Interno Bruto é de 23 mil milhões de meticais e 8,2 mil milhões de meticais em receitas fiscais.

Fonte: Carta MZ