OJM com novos secretários provinciais

ORGANIZAÇÃO da Juventude Moçambicana (OJM) realizou, durante o fim-de-semana, conferências provinciais para a eleição dos seus novos órgãos sociais e os respectivos secretários. Para além da eleição dos secretários provinciais da organização e dos respectivos órgãos sociais, as conferências
visavam eleger os delegados ao III congresso da OJM, a decorrer ainda este semestre na província de Nampula.
Nalgumas províncias a organização elegeu novos secretários e noutras optou-se pela continuidade, destacando-se a eleição, desta vez, de algumas jovens para os cargos de secretárias provinciais, tal como sucedeu em Cabo Delgado. As conferências provinciais da OJM, que decorreram em todo o país, aconteceram igualmente em preparação da reunião máxima do partido Frelimo, o 12º congresso, que terá lugar em Setembro próximo, na província de Maputo.

 

Tete escolheu Lopes Raúl

LOPES Raúl foi eleito na madrugada de sábado, na cidade de Tete, para o cargo de secretário provincial da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), com 97 votos válidos e um em branco.
O novo timoneiro concorria com Sulfa Mathe, que renunciou, e Jovito Pires, que ficou de fora por não ter conseguido bons resultados na eleição para o Comité Provincial da organização, uma vez que teve apenas 53 votos em 218 possíveis. Lopes Raúl vai substituir Alexo Siedade, que dirigiu a Tete escolheu Lopes Raúl organização a nível da província de Tete nos últimos sete anos, pelo facto de no fim do quinquénio não ter sido possível realizar esta reunião devido a Covid-19.
Falando no fim do encontro, o primeiro-secretário do Comité Provincial da Frelimo em Tete, Gonçalves Jemusse, enalteceu a capacidade aglutinadora de Siedade e orientou Lopes Raúl a garantir o contributo da juventude na condução do partido à vitória nas eleições que se avizinham. “O Conselho Jurisdicional da OJM em Tete, eleito nesta reunião, deve ser implacável aos comportamentos desviantes aos princípios do nosso partido. Como órgão social da Frelimo, todos devem primar pela disciplina partidária, pois queremos uma juventude dinâmica e exemplar em todos aspectos”, recomendou. Na sua primeira intervenção, Lopes Raúl comprometeu-se a mobilizar todas as faixas etárias a votarem na Frelimo nos próximos pleitos eleitorais.

 

Luísa Wacate em Cabo Delgado

LUÍSA Wacate é nova secretária provincial da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) de Cabo Delgado. Foi eleita ontem, num acto em que derrotou Bruno Pinheiro e Sange Ali Sange, que concorriam para o mesmo cargo. Luísa Wacate torna-se assim na mais nova a assumir o cargo, nos últimos 25 anos.
A eleição aconteceu no decurso da VIII conferência provincial desta organização juvenil ligada ao partido no poder.
Na sua primeira intervenção, como nova secretária da OJM em Cabo Delgado, Luísa Wacate prometeu trabalhar para unir todos os jovens e trabalhar para garantir a vitória do partido Frelimo nos próximos pleitos eleitorais, a começar pelas autárquicas do próximo ano.
O primeiro secretário do Comité Provincial da Frelimo em Cabo Delgado, José Kalime, apelou aos jovens a não aceitar trair a pátria por promessas falsas.
Refira-se que, para além da secretária provincial, foi eleito o Secretariado e membros do Comité Provincial, bem como do Conselho de Jurisdição da organização.
As Conferências provinciais da OJM, que decorrem em todo o país, acontecem em preparação da reunião máxima do partido Frelimo, o 12º congresso, que terá lugar em Setembro próximo,na província de Maputo.

 

Osvaldo Algumassa em Nampula

OSVALDO Algumassa foi ontem eleito secretário da OJM na província de Nampula, com 100 por cento de votos dos 128 delegados que participaram no VIII conferência provincial desta organização social do partido Frelimo. Na ocasião, foram igualmente eleitos os 50 membros do Secretariado.
Algumassa é membro do partido Frelimo no distrito de Rapale e é também membro do Comité Central da OJM. O novo timoneiro da Organização da Juventude Moçambicana em Nampula apontou como principal desafio o resgate dos municípios actualmente sob gestão do partido Renamo em Nampula, um objectivo que, segundo afirmou, será alcançado com o empenho dos membros da OJM. O representante do primeiro secretário do partido Frelimo no encontro, Isaque Pereira, disse aos jovens que a palavra de ordem é vitória nos próximos pleitos eleitorais, convidando aos membros da organização na província a manterem foco neste desiderato

 

Sibucisso Tsure na província de Maputo

A ORGANIZAÇÃO da Juventude Moçambicana ( OJM) na província de Maputo tem um novo secretário, eleito no Sábado, na VIII conferência provincial, que teve lugar na Escola Central do Partido Frelimo.
Trata-se de Sibucisso Silvestre Tsure, eleito com 80 por cento dos votos, e vai substituir no cargo Manuel Ndlovo, que exercia as funções interinamente desde 2020.
Ainda na conferência provincial foram eleitos novos membros do Comité Provincial da organização e os delegados ao II Congresso da OJM que se realiza ainda este ano.
Para além da eleição dos novos órgãos, os membros da OJM apreciaram o relatório de actividades do mandato 2015-2021 e desenharam o Plano Quinquenal para o período de 2022-2027.