Moçambicano reconhecido como líder do ano em Londres

O empreendedor moçambicano Michel Ussene foi distinguido como Jovem Líder Empresarial do Ano dos Prémios Africanos de Liderança Empresarial 2023 (AFLA) em Reino Unido, concretamente em Londres.

A premiação acontece conectado com a participação na 8ª edição da Cimeira Africana que teve lugar, como já mencionado, em Londres, Reino Unido.

O evento aconteceu sob o tema ‘Novas oportunidades para Investimentos, Parcerias e Colaborações Africanas’, onde o empresário moçambicano fez parte de uma mesa redonda e de um painel de oradores para discutir o papel do sector privado no desenvolvimento de África. 

Na sua análise, as empresas ou startups africanas precisam de estabelecer parcerias estratégicas e inteligentes e o espaço “constituiu uma janela de oportunidade para o desenvolvimento robusto do sector privado africano”, conta Michel Ussene.

A sua nomeação está alinhada com a apresentação do projecto Uxene Smart City – que serviu para o processo de avaliação e votação do prémio, que foi apresentado pelo Ministro das Finanças de Madagáscar, Rindra Hasimbelo Rabarinirinarison.

Através da sua página no Linkedin, Michel mostrou a sua gratidão pelo prémio que o assume como uma surpresa e também a prova que o projecto Uxene Smart City tem tudo para dar certo, pois “a nova cidade reflete as aspirações da juventude africana no século 21”, escreve.

Merecemos uma África melhor e estamos a fazer a nossa parte para construir a África do Amanhã”.Michel Ussene

Uxene City é o nome da proposta de uma cidade ecológica e inteligente planeada para o distrito de Marracuene, em Maputo, e custará 3,5 bilhões de dólares.

Dentre os pontos que tornarão a cidade diferente e inteligente, está o uso de energias renováveis através de uma quinta solar e coberturas com paineis solares, aproveitamento das águas e existência de espaços verdes, desde edifícios, espaços públicos e vias.

“Este projeto representa um novo desenvolvimento urbano em Moçambique. É um verdadeiro renascimento africano que traz um conceito urbano humanizado, sustentável e integrado, um lugar de excelência para viver, trabalhar, aprender e investir”, sublinhou Michel Ussene.

O evento é uma iniciativa da Organização de Liderança Africana, que procura destacar as realizações e a excelência africanas, para enfrentar os desafios únicos de África.

FOnte: Kabum