Membros do MARP reúnem-se para discutir mudanças climáticas e segurança alimentar

Membros do MARP reúnem-se para discutir mudanças climáticas e segurança alimentar
O PAis

A delegação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP) está em Moçambique para um fórum de elaboração do terceiro relatório da revisão temática de mudanças climáticas e segurança alimentar.

Na tarde desta quinta-feira, o Presidente da República reuniu-se com a delegação e falaram de segurança alimentar, mudanças climáticas e as possíveis soluções para mitigar o problema que afecta muitos países africanos.

Segundo a vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, foram partilhados, no encontro, os avanços dados pelo país no âmbito das mudanças climáticas, como é o caso do próprio relatório e da criação do fundo soberano sobre seguros e outras medidas relativas às mudanças climáticas.

“Neste momento, a missão de avaliação do MARP vai fazer uma avaliação não só com o Governo, mas com a sociedade civil e até mesmo a academia, sobre o estágio dos esforços que o Governo, o sector privado e outros actores da sociedade estão a implementar com vista a responder àquilo que são os desafios do país nestas duas vertentes”, disse.

Para a responsável do acompanhamento do processo do MARP, Lydia Mutenda, o importante é encontrar as possíveis soluções para mitigar os impactos dos futuros desastres naturais. Sobre a segurança alimentar, que é outro ponto importante, disse que ainda constitui desafio para muitos países e esta é uma oportunidade para encontrar soluções.

“Assim, com a nossa visita a Moçambique, conseguiremos entender como o vosso país tem estado a implementar mecanismos de mitigar alguns desafios da população, entender como o Governo moçambicano, bem como a população, têm estado a lidar com estas áreas, especificamente a segurança alimentar e os desastres naturais”, explicou Mutenda.

O Mecanismo Africano de Revisão de Pares  é um instrumento acordado e aderido voluntariamente pelos Estados-Membros da União Africana como um mecanismo africano de automonitoria. O MARP avalia a governação de alguns países de África.

Fonte: O Pais