Gigante francesa alia-se a HCB

Gigante francesa alia-se a HCB
Cartamz

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK), anuncia nesta manhã o consórcio liderado pela Electricidade de França (EDF), que inclui a Total Energies, a Sumitomo Coorporation e a Kansai, como Concorrente Preferencial (Preferred Bidder) no concurso para a Selecção do Parceiro Estratégico para o desenvolvimento do Projecto de Mphanda Nkuwa.

A indicação resulta da avaliação efectuada às propostas técnicas, económicas e financeiras válidas, pelo Comité presidido pelo MIREME, constituído pela Electricidade de Moçambique (EDM), Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Ministério da Economia e Finanças, Ministério da Terra e Ambiente, Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social e o Banco de Moçambique, diz uma nota do MIREME.

O novo parceiro estratégico que se vai juntar a EDM e a HCB.

No dia 10 de Março de 2023 encerrou o prazo para a submissão das propostas para o qual concorreram a ETC Holdings, ZESCO Limited, CECOT (uma subsidiária da Mota-Engil) e a PetroSA (uma subsidiária do Fundo Central de Energia, África do Sul), e o grupo Électricité de France (EDF), Total Energies, Sumitomo Corporation e Kansai.

As propostas deviam conter, entre outros, informação sobre a capacidade técnica, robustez financeira e experiência internacional, desenvolvimento de projectos hidroeléctricos, plano de desenvolvimento e financiamento, tendo em conta o investimento requerido e uma garantia de 10 milhões de dólares americanos de cada concorrente.

Após notificação do concorrente preferencial inicia a negociação do acordo de implementação do projecto, observando os pressupostos no caderno de encargos, condicionante para se tornar Parceiro Estratégico do Projecto.


Para a presente fase, além do concorrente preferencial, o consórcio liderado pela ETC Holdings, e que inclui , ZESCO Limited, CECOT (uma subsidiária da Mota-Engil) e a PetroSA (uma subsidiária do Fundo Central de Energia, África do Sul), foi indicado concorrente de reserva (reserve bidder).

Fonte: Cartamz