ESCLARECE HCB Gestão de óbitos disponível todos os dias

OS serviços de gestão de óbi-tos do Hospital Central da Beira (HCB) estão disponíveis todos os dias da semana, esclareceu há dias o médico legista e porta-voz daquela unidade sanitária, Bonifácio Cebola.
Trata-se dos serviços de emissão de registo de Certidão de Óbito e pedido de espaço para a realização de funerais. Cebola fez este esclarecimento na sequência da frequente ocorrência de enchentes, especialmente às segundas-feiras, um cenário que se agravou na última quadra festiva.

“Estes serviços já fun-cionam há bastante tempo. Algumas famílias não têm informação ou simplesmente ignoram-no, o que resultou na enchente pouco comum que tivemos na segunda-feira”, explicou.
Clarificou que os sectores de medicina legal, registo de óbitos e do Conselho Municipal há muito que funcionam aos fins-de-semana e feriados, das 7.00 às 12.00 horas, enquanto nos dias úteis o atendimento é alargado até às 20.00 horas, uma medida que visa, justamente, evitar enchentes que se registam nos dias úteis.

Falando especificamente da última quadra festiva, Cebola deu exemplo da existência de famílias enlutadas que até entenderam que as tolerâncias de ponto concedidas pelo Governo nos dias 24 e 31 de Dezembro afectavam este sector, o que não correspondeu à realidade.
Consequentemente, mais de 50 processos que podiam ter sido tratados nesse período ficaram para segunda-feira, provocando aglomerações desnecessárias, numa altura em que os casos de contaminação pela Covid-19 tendem a aumentar.