Aniano Tamele anima Matola

O MÚSICO Aniano Tamele é a figura de cartaz do “Hello Friday Matola”, um programa de música periodicamente realizado no espaço Melina, na Matola. Nesta que será a quarta edição do evento, a acontecer sexta-feira, pelas 16.00 horas, Aniano Tamele far-se-á acompanhar pelo cantor Pitcho Mendes e Dj Samito.

“Hello Friday Matola” foi lançado em Novembro de 2019, visando trazer uma miscelânea de ritmos musicais e promover intercâmbio artístico-cultural, focando-se na cultura afro jazz, jazz, marrabenta, pop e hip-hop. Preferencialmente desenhado para a audiência mais conservadora, o Melina já acolheu actuações de vários artistas, como Jeff Maluleke, Simba Sitoi, Dj Vip, Dj Faid, Jimmy Dludlu, Dino Miranda, Xitiku NiMbawula, Dj Mandito, Otis, Xitiku NiMbawula e Dj Elísio.

Em 2020 foi palco do lançamento do disco “Waitiva”, de Salimo Muhamed.

Aniano Tamele nasceu no Chibuto, a 6 de Setembro de 1966, e começou a tocar com o seu pai, o músico Eusébio Johane Tamele, mais conhecido como Zeburani, com quem actuou na Rádio Moçambique (RM) nos finais dos anos 1980, altura em que gravou o álbum “Falsos Amigos”, tendo três anos depoisseguido uma carreira a solo.

Ganhou duas vezes o Ngoma Moçambique, da Rádio Moçambique, o maior e mais antigo concurso de música do país.