AFIRMAM PRESIDENTES DE MOÇAMBIQUE E ZÂMBIA

AFIRMAM PRESIDENTES DE MOÇAMBIQUE E ZÂMBIA

Estabilidade crucial para desenvolvimento da região Respondendo a uma questão sobre a onda de protestos que se tem registado um pouco por todo o mundo, Filipe Nyusi lembrou que a comunicação na era digital flui de maneira rápida e, consequentemente, a mobilização de indivíduos para aderirem a certas causas é mais fácil.

Para o estadista moçambicano, o mais importante é saber gerir este tipo de situações, de modo que não minem o desenvolvimento dos países e não comprometam os catuais futuras gerações.

Segundo o Presidente da República, a paz e estabilidade não se impõem à força, sendo necessário recorrer a fóruns apropriados para o debate.

 Por sua vez, Hichilema afirmou que criar condições para que a paz, estabilidade e segurança reine na região é crucial e, neste sentido, Moçambique e Zâmbia comprometeram-se a trabalhar em conjunto para alcançar esse desiderato.

Reiterou o apoio do seu país e de todos os Estados membros da SADC no combate ao extremismo violento em Cabo Delgado. O estadista zambiano disse ser também importante que as iniciativas a serem levadas a cabo pelos governos de Moçambique e Zâmbia, no âmbito da cooperação económica, resultem em projetos concretos que contribuam para a criação de postos de trabalho.

Fonte: Jornal Noticias