Empresários e ABSA querem financiar os sectores de mineração e de construção

Empresários e ABSA querem financiar os sectores de mineração e de construção
O Pais

A Barloworld defende a criação de medidas inovadoras para alavancar o sector mineiro e de construção. Ontem, empresários dos dois ramos estiveram reunidos com o banco ABSA, para apresentação de soluções de financiamento.

O ramo de infra-estruturas tem sido um dos mais afectados pelos impactos das mudanças climáticas no país.

Outrossim, o sector das minas foi também afectado pela COVID-19, que obrigou à suspensão de actividades em cerca de 20 empresas, só em 2020.

Com vista a reverter o cenário, empresários dos ramos de mineração e de construção defendem a adopção de soluções inovadoras.

“Nós temos máquinas que funcionam de forma autónoma e, numa situação de pandemia como esta, é importante ter equipamento desta natureza, de modo a garantir que uma mina continue a funcionar mesmo sem ter pessoas”, explicou José Tembe.

Para a representante do banco ABSA, que falava à margem de uma reunião que juntou empresários de dois ramos, uma das soluções passa pelo financiamento.

“Nós acreditamos que podemos apoiar a Barloworld e os seus clientes a fazerem crescer o seu negócio. Como instituição financeira, temos uma série de soluções disponíveis e a nossa missão é mesmo esta – apoiar os clientes e a cadeia de valores da Barloworld, no sentido de acesso ao financiamento, estruturar soluções compatíveis com as necessidades dos clientes”, disse Patrícia Darsam, representante do ABSA.

O evento contou com a participação de mais de 70 empresários.

Fonte: https://opais.co.mz/empresarios-e-absa-querem-financiar-os-sectores-de-mineracao-e-de-construcao/