CNE estende horário do recenseamento eleitoral

CNE estende horário do recenseamento eleitoral
Jornal Noticias

A COMISSÃO Nacional de Eleições (CNE) decidiu estender o horário de funcionamento dos postos de recenseamento eleitoral, com vista a abranger mais cidadãos. Com efeito, a operação prolonga-se hoje das 17.00 às 24.00 horas, depois de ontem o processo ter sido interrompido às 22.00

O facto consta de uma deliberação da CNE datada de 31 de Maio, a qual encarrega o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de operacionalizar a decisão. Iniciado a 20 de Abril último, o recenseamento eleitoral tem como meta a inscrição de perto de 10 milhões de potenciais eleitores que deverão participar nas VI eleições autárquicas, marcadas para 11 de Outubro próximo.

Entretanto, dados oficiais divulgados pelo Departamento de Recenseamento e Sufrágio do STAE indicam que até ao 31 de Maio tinham sido inscritos, à escala nacional, 7.773.622 eleitores, o que corresponde a uma cifra percentual de 78.70, de uma projeção inicial de 9.877.929 cidadãos.

Em entrevista ontem ao “Notícias”, Regina Matine, porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), explicou que estes números são os globalizados e consensualizados na sessão do órgão havida na passada quinta-feira. Matsinhe aproveitou a ocasião para exortar a todos os moçambicanos residentes nos distritos com autarquias locais e com capacidade eleitoral ativa a explorarem a última oportunidade de se inscreverem a fim de obter o cartão que os habilitará elegerem e/ou a serem eleitos no escrutínio de 11de Outubro.

 “Todos aqueles que ainda não se fizeram aos postos a última oportunidade é esta. Só pode votar quem estiver inscrito nos cadernos de recenseamento eleitoral”, disse, fechando qualquer possibilidade de prorrogação da operação.

Fonte: Jornal Noticias