MOÇAMBIQUE EXIBE POTENCIALIDADES TURÍSTICAS NA WORLD TRAVEL EXPO MIAMI 2023

MOÇAMBIQUE EXIBE POTENCIALIDADES TURÍSTICAS NA WORLD TRAVEL EXPO MIAMI 2023
MCT

Moçambique participou, de 13 a 15 deste mês de Junho, na World Travel Expo Miami 2023, nos Estados Unidos da América – EUA. Na exposição, o país fez-se representar através do Instituto Nacional do Turismo-INATUR, braço-executivo do Ministério da Cultura e Turismo.

Moçambique exibiu as potencialidades nacionais, promovendo os melhores destinos turísticos do país, numa altura em que vigora a isenção de vistos, iniciativa que está a facilitar a entrada de turistas e, consequentemente, vai catapultar o sector.

A World Travel Expo Miami 2023 reuniu decisores globais de companhias aéreas, aeroportos, agências de viagens, operadoras de turismo, agentes de viagens, profissionais de mídia internacional e representantes de hotéis para discutir matérias ligadas a conectividade dos destinos a nível mundial.

A cada edição, este evento oferece a oportunidade de construir relacionamentos de alto valor com influentes profissionais da indústria de viagens nacionais e internacionais.

A delegação moçambicana, constituida por altos quadros do INATUR, com destaque para o Director-Geral da instituição, Marco Vaz dos Anjos, foi chefiada pelo Embaixador de Moçambique nos EUA, Alfredo Nuvunga, que, para além de participar na exposição, fez parte do painel que tinha como tema “A importância do turismo como motor de desenvolvimento socio-económico”.

Por outro lado, a delegação de Moçambique manteve encontros com as autoridades de Miami e potenciais investidores, com o objectivo de atrair a sua atenção para investir em Moçambique e estabelecer parcerias nas áreas de viação, desenvolvimento e promoção do destino, cruzeiros e formação em hotelaria e turismo.

A delegação também efectuou uma visita ao Porto de Miami, um dos maiores centros do mundo da indústria dos cruzeiros e ponto de entrada e saída de carga para as américas. O porto comporta cinco terminais de cruzeiros e era de grande interesse para Moçambique manter contacto com o porto e com os operadores dos cruzeiros para melhor perceber a dinâmica à volta da indústria e o que deve ser feito a nível nacional para que haja aumento do fluxo de cruzeiros e melhoria da estadia nos pontos de desembarque em Moçambique.

As autoridades do Porto de Miami manifestaram total abertura e disponibilidade em trocar experiências sobre o funcionamento e gestão de terminais de cruzeiros, incluindo os aspectos logísticos e promocionais para melhor capitalização do segmento.

A delegação também escalou o Lindsey Hopkins Technical College, com vista a estabelecer laços de cooperação para formação técnica de moçambicanos no campo de hotelaria, restauração e turismo por forma a que estes tenham a oportunidade de iniciar as suas carreiras ou aprimorar as suas habilidades nas respectivas profissões, a fim de os tornar profissionais de sucesso e contribuirem para alavancar o turismo moçambicano.

A participação de Moçambique na WTE Miami 2023 vai contribuir para atracção de turistas, com particular foco no mercado americano.

Fonte: Ministerio de Cultura e Turismo