Please wait..

EUA apoia na reconstrução de infraestruturas

EUA apoia na reconstrução de infraestruturas
Jornal Noticias

OS Estados Unidos da América vão desembolsar mais de 850 milhões de meticais, para apoiar programas de reconstrução de infraestruturas públicas, afetadas pelos ataques terroristas na província.

O anúncio foi feito quarta-feira última, na cidade de Pemba, pelo chefe adjunto da missão dos Estados Unidos em Moçambique, Jeremy Neitzke, no encontro de cortesia, que manteve com o secretário de Estado em Cabo Delgado, António Supeia. Para além de infraestruturas, que serão construídas, reabilitadas e requalificadas, o pacote inclui, igualmente, o financiamento de projetos de geração de renda, emprego, empregabilidade e de coesão social.

 Segundo Neitzke, a visita a Cabo Delgado visava fazer o acompanhamento do estágio atual dos projetos e programas implementados com o suporte financeiro do seu país. “Tratasse de programas e projetos ligados às áreas de infraestruturas sociais, nomeadamente estradas, saúde, educação, entre ou EUA apoia reconstrução trás, materializados à luz da estratégia dos EUA de prevenção de conflitos e promoção da estabilidade”, frisou Neitzke.

 Por seu turno, o secretário de Estado em Cabo Delgado, destacou a importância dos programas e projectões referência, sobretudo, nesta altura em que há um retorno voluntário da população deslocada às zonas de origem, bem como os progressos na implementação do Plano de Reconstrução de Cabo Delgado 20202024.

Sublinhou que o Governo e parceiros estão empenhados na mobilização de recursos para responder aos desafios da reconstrução e retoma da normalidade nas zonas outrora afetadas pelo terrorismo, bem como na assistência às famílias retornadas, em abrigos e “kits” de insumos agrícolas.

António Supeia agradeceu ao povo americano pelo gesto de solidariedade que tem manifestado para com Cabo Delgado, à luz das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e os EUA, nos vários domínios.