DEZASSETE pessoas morreram e outras duas contraíram ferimentos graves, na manhã de sábado, em consequência de um acidente de viação ocorrido na localidade de Monte Siluvo, distrito de Nhamatanda, província de Sofala. O acidente, um choque frontal entre uma viatura minibus de transporte semicolectivo de passageiros e um camião, foi provocado por rebentamento de um dos pneus do “chapa”, aliado ao excesso de velocidade em que este circulava.
O embate, registado cerca das 10.00 horas, destruiu completamente a carrinha, que circulava no sentido Beira Inchope, enquanto o camião de mercadoria fazia o trajeto Chimoio Beira. Os motoristas de ambos veículos perderam a vida no local. Um dos feridos, um jovem de aparentemente 25 anos de idade, continuava ontem a receber cuidados intensivos na sala de reanimação do Hospital Central da Beira para onde foi transportado momentos após o acidente, dada a gravidade dos ferimentos. De acordo com Ana Tambo, diretora clínica do HCB, o estado do jovem é crítico e está a ser monitorado por uma equipa multidisciplinar.
O acidente foi causado por rebentamento de um dos pneus do “chapa”, aliado ao excesso de velocidade ferido está estável e continua internado apenas para acompanhamento clínico. O administrador do distrito de Nhamatanda, Adamo Assumam, descreveu o sinistro como assustador a julgar “pelos vestígios que ficaram no terreno”. Entretanto, 13 corpos foram depositados na morgue do Hospital Central da Beira e quatro na morgue do Hospital Rural de Machipanda. Estes últimos foram já reclamados pelos familiares.
A operação de remoção dos destroços dos dois veículos acidentados envolveu equipas especializadas neste tipo de sinistralidade rodoviária, cujo tráfego ficou momentaneamente interrompido. Para o efeito, foram mobilizados efetivos da Polícia da República de Moçambique, Serviço Nacional de Salvação Pública, Rede Viária de Moçambique, empresa concessionária da Estrada Nacional Número Seis, entre outras entidades afins.
De referir que logo pela manhã, a zona onde se deu o acidente rodoviário registava chuvas intermitentes.
Leave a Reply