UMA pessoa morreu e outras 21 encontram-se internadas desde quarta-feira no Hospital Distrital de Marrupa, na província do Niassa, devido a diarreias acompanhadas de vómitos fortes, levando as autoridades a suspeitar de um surto de cólera.
O diretor provincial de Saúde no Niassa, Ramos Mboane, revelou tratar-se de uma morte extra hospitalar e os pacientes sob suspeita são, na sua maioria, garimpeiros que desenvolvem a mineração artesanal do ouro na zona de Loreco.
Realçou terem sido realizados testes rápidos a 11 pacientes isolados no hospital distrital, oito dos quais tiveram resultado positivo para a cólera. Entretanto, as autoridades sanitárias aguardam confirmação definitiva do laboratório nacional de saúde pública, em Maputo, para onde as amostras foram encaminhadas.
Mboane disse ter sido destacada uma equipa composta por técnicos de medicina preventiva e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para realizar trabalhos de busca ativa de pacientes e promover campanhas de sensibilização para o reforço das normas de prevenção do surto.
“A região de Loreco, marcadamente mineira, está a enfrentar crise de abastecimento de água, degradação das condições de saneamento condicionamento das vias de acesso, cenário agravado pelas chuvas intensas”, explicou. O eventual surto está a agitar a população que reside nesta área de ocorrência de recursos naturais que tende a movimentar-se à procura de outras de abrigo, consideradas seguras. Informações em poder do “Notícias” apontam para o registo de mais quatro mortos, não confirmados pelas autoridades sanitárias, que estão a ser evacuados pela população através de motorizadas de singulares.
O surto da cólera, que eclodiu em Setembro, no posto administrativo de Cobué, distrito de Lago, e se alastrou para oito dos 16 distritos da província, causou 20 óbitos de cerca de três mil casos diagnosticados.
Fonte: Jornal Noticias
Leave a Reply