Promover auto-emprego e reconstruir Cabo Delgado

  • defende Oswaldo Petersburgo, secretário de Estado da Juventude e Emprego

O secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, defende que a criação de oportunidades de negócio através do auto-emprego é uma das formas de contribuir para a reconstrução de algumas zonas afectadas pelo terrorismo em Cabo Delgado. Petesburgo falava, ontem, na vila-sede do distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado, durante a entrega de “kits” de auto-
emprego para jovens no âmbito do projecto “Meu Kit, Meu Emprego”.

Em Mueda, foram entregues 61 “kits” a um total de 63 jovens. Os equipamentos fazem parte de um total de 150 unidades adquiridas com fundos do Orçamento do Estado, avaliado em 27 milhões de Meticais.

Neste primeiro semestre, o Governo, através dos programas da SEJE, já distribuiu um total de 327 unidades em todo o território nacional. E nos últimos dois anos ofereceu um total de 2200 kits e uma estimativa de mais de 4 mil beneficiários directos.

Entre os equipamentos entregues, constam máquinas semi-industriais para a produção de blocos acompanhados de 50 sacos de cimento, areia e pó de pedra para cada beneficiário.

Além disso, foram entregues conjuntos de insumos agrícolas, equipamentos de culinária, electricidade, vulcanização, moageiras, máquinas de costura e acessórios, entre outros.

Em Mueda, Petersburgo apelou para que os equipamentos sejam usados com responsabilidade, de forma a gerar renda, desenvolver a comunidade e criar oportunidades para outros jovens. “Esses equipamentos devem servir para auto-suficiência e para ajudar aos outros, mas se avariar chama os teus colegas que receberam ‘kits’ de reparação”, instruiu a uma das beneficiárias em Mueda.

Alguns dos jovens beneficiários ouvidos pelo domingo mostraram- -se satisfeitos com esta iniciativa, uma vez que há cerca de dois anos que o distrito de Mueda se encontra relativamente isolado devido ao encerramento do troço Macomia-posto administrativo de Oasse, no distrito de Mocímboa da Praia, sendo que, actualmente, por terra, chega-se a Mueda via Montepuez, uma distância de pouco mais de 500 quilómetros da cidade de Pemba.