PR EM CONVERSAÇÕES COM SAMIA SULUHU HASSAN: Moçambique e Tanzania reforçam combate ao terrorismo

MOÇAMBIQUE e Tanzania decidiram ontem desenhar uma nova estratégia bilateral para reforçar e intensificar a luta pela erradicação do terrorismo em Cabo Delgado, que constitui também ameaça para este país vizinho.

O anúncio foi feito pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, depois do encontro que manteve com a estadista tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, no âmbito da visita de um dia que esta efectuou à província de Cabo Delgado.

Nyusi afirmou que a decisão surge pelo facto de os dois países terem maior responsabilidade na resolução do extremismo violento e da insurgência, por partilharem uma fronteira comum, não obstante ambos estarem integrados na Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) que, em parceria com Ruanda, apoia as Forças de Defesa e Segurança (FDS) nesta luta.“Somos dois países irmãos e temos algo em comum que nos une. Os terroristas ou estão Moçambique ou na Tanzania, usam a nossa fronteira comum para desestabilizar os dois países. As discussões que tivemos foram muito produtivas”, disse o Chefe do Estado, lembrando que quando a SADC decidiu intervir em Cabo Delgado no combate ao terrorismo a Tanzania foi o primeiro país que disse estar pronto e com homens disponíveis para ajudar Moçambique.Filipe Nyusi afirmou ainda que o encontro foi testemunhado pelos comandantes das Forças de Defesa e Segurança dos dois países, que em breve deverão avistar-se para aprimorar as discussões sobre o assunto de segurança na região.

Para além da questão de paz e segurança, Filipe Nyusi afirmou que no encontro foram abordadas questões sobre a necessidade do reforço das relações bilaterais, de cooperação e passaram em revista os vários protocolos assinados entre os dois Estados.

Na sua intervenção, a estadista tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, referiu que para além de partilhar uma fronteira comum os dois países têm relações tradicionais de irmandade que remontam desde o tempo colonial, pelo que os desafios actuais devem ser encarados mutuamente.

Referiu que durante o encontro com Filipe Nyusi os dois países saíram com as relações mais reforçadas, sobre tudo para a implementação de iniciativas para a promoção do desenvolvimento, paz e segurança.
Depois da conferência de imprensa conjunta a Presidente da República da Tanzania reuniu-se com representantes do contingente tanzaniano que integra a Missão Militar da SADC em Cabo Delgado para saudá-lo e encorajá-lo para continuar a trabalhar para erradicar o terrorismo.