Please wait..

Moçambique vai fornecer energia ao Botswana

AEMPRESA pública Electricidade de Moçambique (EDM) vai exportar 100 megawatts (MW) de energia não-firme para o Botswana.

Para efeito, a Electricidade de Moçambique e a sua congénere Botswana Power Corporation (BPC) acabam de assinar, em Gaborone, um contrato de fornecimento de energia (Power Purchase Agreement, PPA) com duração de um ano.

A capacidade acordada no âmbito do PPA visa responder às necessidades emergentes de electricidade no Botswana, tendo em conta a crescente demanda.

Segundo uma nota da empresa EDM recebida pela Redacção do “Notícias”, esse fornecimento está sujeito, por um lado, à solicitação pela BPC e, por outro, à disponibilidade de capacidade do lado da con génere moçambicana.

No acto da assinatura do contrato, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Marcelino
Gildo Alberto, expôs as novas oportunidades do mercado de energia para a região da África Austral (SADC) que serão criadas com a construção e entrada em operação da Central Térmica à Gás de Temane, projecto CTT.

A primeira pedra do projecto CTT foi lançada em Março e prevê-se a geração de 450 MW de energia eléctrica num modelo em ciclo combinado à base de gás natural para a distribuição no mercado nacional, sendo que o excedente será exportado.

A estratégia da EDM de massificação da venda de energia aos países vizinhos permite gerar divisas para o país, consolidando, igualmente, o posicionamento de Moçambique enquanto pólo regional de geração de energia eléctrica.

A EDM retomou em 2019 a venda de energia eléctrica ao Botswana depois de, em meados de 2017, parar de exportar por aquele país ter melhorado a produção e fornecimento interno do recurso.