O INSTITUTO Nacional de Segurança Social (INSS) vai contar com cinco novos edifícios, construídos de raiz, ao nível da província do Niassa, no âmbito da aposta da instituição governamental no sentido de melhorar o nível de qualidade de atendimento aos utentes.
Para a sua sede provincial, aquela instituição projectou um edifício, cujas obras de construção, numa área de um hectare, vão absorver um montante estimado em 128 milhões de meticais.
O edifício, com dois pisos, que será implantado numa área de 1,031 metros quadrados cobertos, estará concluído em Março de 2023, de acordo com dados em nosso poder.
Edson Célio Domingos, delegado provincial do INSS, no Niassa, adiantou que foram consignadas, semana passada, as obras de construção dos edifícios das delegações distritais de Mandimba e Marrupa. A previsão de conclusão das duas obras é Junho próximo.
A fonte precisou que os distritos do Lago e Maúa estão contemplados com novos edifícios do INSS, sendo que as previsões sobre o início das obras apontam para o mês em curso. Ao nível da província do Niassa, o INSS encontra-se representado em sete distritos, nomeadamente Lago, Mandimba, Marrupa, Maúa, Mecanhelas, Cuamba e Mavago. Segundo Domingos, todos os distritos onde a instituição se encontra representada serão contemplados com novas instalações, construídas de raiz gradualmente, para oferecer melhores condições de funcionamento.
O INSS na província conta com 4017 contribuintes, 51267 beneficiários e 1553 pensionistas. Dinis Vilanculo, secretario do Estado no Niassa, que tou a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do novo edifício-sede do INSS, quer que os empreendedores e trabalhadores por conta própria se juntem ao rol de beneficiários dos serviços prestados por aquela instituição pública.
Sublinhou que a expansão de novos edifícios do INSS na província é parte do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo, alicerçado na construção de infra-estruturas socioeconómicas, como base para melhoria qualitativa de vida da população.
O INSS no Niassa funciona em instalações construídas de raiz localizadas no centro da cidade de Lichinga. No entanto, a dinâmica socioeconómica que a província vive nos últimos anos colocou desafios à instituição no sentido de expandir espaço para oferecer serviços de qualidade aos utentes.
Leave a Reply