Please wait..

INGD renova compromisso de assistir deslocados internos

INGD renova compromisso de assistir deslocados internos
Jornal Noticias

O GOVERNO, através do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD), reafirma o compromisso de prestar assistência aos deslocados internos, tanto devido a ações terroristas, como a desastres naturais.

 A garantia foi dada recentemente, em Maputo, pelo vice-presidente do INGD, Belém Monteiro, segundo o qual o país tem neste momento cerca de 1,2 milhão de deslocados devido à Acão de grupos terroristas em Cabo Delgado e 1,3 milhão de outros por causa de eventos extremos.

 O vice-presidente desta instituição de prevenção, mitigação e coordenação de resposta aos riscos de desastres naturais indicou que cada uma das situações está a ter o devido acompanhamento, mas o que se pretende é minorar o sofrimento por que as pessoas estão a passar.

 “Nós, como Governo, tivemos de dividir algumas responsabilidades de modo a responder à situação em que as vítimas se encontram.

Na província de Cabo Delgado, por exemplo, temos programas para os deslocados devido ao terrorismo e para atender as vítimas dos desastres naturais. Há também programas de assistência implementados 

 Fonte: Jornal Noticias