Drenagem vai abranger três bairros na Matola

Uma das ruas que vai ter vala

Os bairros Fomento, Liberdade e Sikwama, no município da Matola, terão uma vala de drenagem, para o escoamento das águas pluviais que inundam as residências e vias de acesso, principalmente na época chuvosa.

Trata-se de uma vala com cerca de 500 metros de extensão, avaliada em pouco mais de 93 milhões de meticais, cujas obras iniciaram no passado mês de Fevereiro, com a duração prevista de três anos. Segundo Firmino Guambe, porta-voz do município da Matola, o empreendimento é uma resposta às inundações nos bairros e intransitabilidade nas vias, que afecta o município, em particular, e a Região Metropolitana de Maputo, em geral.
“Estamos a fazer trabalhos preliminares, como levantamento topográfico, montagem do estaleiro e a planificação para ver como podem ser desviadas as águas. Com a conclusão desta infra-estrutura, poderemos registar melhorias no escoamento, principalmente para os três bairros e transitabilidade nas vias que ficam comprometidas quando chove”, explicou.

Os moradores de Fomento dizem-se satisfeitos com o projecto, que poderá aliviar o sofrimento que se vive desde que se instalaram no bairro.“Sofremos de inundações há mais de 20 anos, as casas estão degradadas e o solo saturado. Pensamos que as várias reclamações da população surtiram efeito ”, disse Rabia Cassamo.
Por outro lado, Ninita Noji, outra moradora, disse que a saturação do solo era crítica, visto que mesmo em período de seca é normal encontrar o chão humedecido, tanto no interior das casas quanto nos quintais.
“Portanto, esperamos que com esta vala o problema seja minimizado”, referiu.