MAIS de 80 por cento da população está a retornar para as zonas de origem anteriormente ocupadas pelos terroristas, propiciando assim a reconstrução de infraestruturas públicas e privadas destruídas e a reposição dos serviços públicos essenciais.
Quem assim afirma é o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, que falava ontem, em Angola, na XXII Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MDN/CPLP).
Chume partilhou que o catual cenário que se vive no Norte é graças ao apoio da Missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para Moçambique (SAMIM), o Ruanda e Tanzânia nas operações militares.
Conta ainda com a Missão da União Europeia, que apoia o treinamento e presta assistência no fornecimento de equipamento não letal. “Em Moçambique a situação de segurança é considerada calma.
E tem registado avanços significativos nos últimos tempos, com tendência a normalização, apesar de alguns focos de terrorismo em alguns distritos da província de Cabo Delgado”, disse Chume.
Fonte: Jornal Noticias
Leave a Reply